Pesquise aqui ou na internet

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Notícias de setembro de 2011

Tiataco – Bolívia, outubro de 2011.

Queridos irmãos,

“Momentos difíceis, todo mundo tem que passar, mas vitória certa, só Deus pode dar”

Canção de J. Neto

Ainda estamos nas mãos do oleiro, como dissemos na carta anterior, mas, pela graça, já enxergamos uma luz no fim do túnel! Toda a situação pela qual nós temos passado nos tem levado a lugares inefáveis e aos planos insondáveis do nosso Mestre. O Senhor tem nos revelado o que nunca passou pela nossa mente. Tem sido um tratar específico de Deus, pois cada lição nos faz crescer e amadurecer – espiritualmente, pessoalmente e ministerialmente.

Deus sempre tem trazido uma situação nova para tratar o nosso eu, bem como nosso caráter, ministério, matrimônio e chamado. Realmente, estamos passando por uma prova de fogo, mas temos visto o cuidado de Deus em cada etapa. É bem verdade que fracassamos em alguns pontos, mas, mesmo assim, o nosso Cristo amado tem nos acompanhado e nos animado a cada passo.

Mudanças

Não estamos mais na cidade de Cochabamba. Nós nos mudamos para Tiataco. Estamos morando em um quarto que fica no terreno da igreja com a qual trabalhamos. Daqui a um tempo, vamos alugar uma casa em um povoado que fica a dez minutos de Tiataco, chamado Clisa. O local é mais movimentado e tem mais recursos de transporte e comunicação.

Essa mudança se deu porque percebemos que estar em Tiataco somente nos finais de semana não estava ajudando muito em relação ao envolvimento com os moradores. Eles já nos conhecem e nos recebiam bem, mas não alcançávamos a confiança deles e não tínhamos um contato mais amistoso.

Então, com os nossos líderes de Cochabamba, decidimos que seria melhor que passássemos mais tempo em Tiataco para acompanhar os jovens, dar assistência aos membros da igreja e mais bem conhecer os moradores. Cremos que, assim, obteremos mais resultados no crescimento da igreja.

Quem não gostou nada da nossa mudança foram os adolescentes da igreja de Cochabamba! Deixamos um grupo bem sólido, mas, mesmo assim, eles não aceitaram a nossa transferência... Já estávamos bem apegados a eles e, então, foi difícil nos despedirmos deles e explicarmos o motivo da nossa saída.

Planos

Agora, a ideia é passarmos mais tempo possível com os jovens e com os moradores de Tiataco. Pretendemos ganhar a confiança deles, envolvendo-nos com suas alegrias e com seus problemas. Também pretendemos conversar bastante com os idosos (apesar de que eles falam somente em quéchua). Queremos aprender o máximo com o povo daqui.

Planejamos oferecer cursos para jovens e adolescentes nas áreas de estética e de manutenção de computadores. Orem para que Deus nos dê sabedoria e para que nos envie recursos para aquisição dos materiais necessários. O Ricardo já ganhou alguns computadores velhos e algumas peças de informática. Então, pensamos em começar as aulas de manutenção de computadores primeiro. Cremos que, em novembro, conseguiremos colocar tudo em ordem e dar início às classes.

A área de estética está bem difícil. Não há muito material à venda, e os disponíveis são bem caros. Faz pouco tempo que a Bolívia começou investir na área de beleza. Os salões de cabeleireiro daqui só fazem o básico, que é cortar e tingir cabelos, manicure, limpeza de pele e depilação. São poucos os salões que oferecem esses serviços e, mesmo assim, estes são bem precários.

Na verdade, os cursos funcionarão como iscas para evangelizarmos jovens e adolescentes, já que estes são muito tímidos para se achegarem a nós. Com as classes, teremos um bom motivo para nos aproximarmos deles e para falarmos de Jesus para eles.

Orem para que consigamos realizar mais essa tarefa aqui na Bolívia. Orem para que o Senhor nos dê força e graça para atravessarmos as tempestades. Louvem a Deus pelo nosso visto de permanência, que foi liberado (agora, estamos esperando o nosso carnê de identidade).

Com carinho,

Missionários Ricardo e Vera 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. DEUS te abençoe.